quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Melhor 2007? O que esperar de 2008? Por Joao Fernandes

Continua a minha série de posts dedicados a 2 perguntas:
- Melhor q 2007 teve na area interactiva?
- O que esperar de 2008?
O objectivo é expor aqui as respostas a estas perguntas nao só por mim mas também por outros colegas desta area... E espero que comentem tambem estes posts com a vossa resposta a estas perguntas.
Segundo Convidado: Joao Fernandes - Developer Flex/ColdFusion da Cofina e um dos fundadores da comunidade RiaPT (que se dedica a discutir temas relacionados com as Rich Internet Application)

Melhor de 2007.
A nível de notícias acho que o Thermo deve de ser mesmo o ‘WOW’ de 2007. Nunca vi tanta gente a 'babar-se' (eu incluido) por um software que implementa um conceito copiado da concorrência.
É de notar também a expansão da plataforma Flash como a introdução do suporte para H.264, funcionalidades para 3D e texto avançado (FP10)
A disponibilização sincrona do Flash Player nas 3 plataformas em simultâneo pela primeira vez da história também não convém ser esquecida. Os utilizadores de Linux que o digam (sim todos sabemos que ainda não há suporte para x64).
Não podemos também ignorar o recente anúncio da abertura das especificações do AMF e a disponibilização de uma implementação em JAVA de server-push baseada num sistema de publish/subscription. Esta implementação, com a ajuda da Adobe, uma vez que seja implementada no resto da maior parte das plataformas (.NET,RoR,PHP,etc) fará disparar o número de RIAs com funcionalidades impensáveis nos dias de hoje (de maneira gratúita claro).
A nível de eventos acho que 2 se destacam, o MAX2007 e a nossa apresentação do riaPT no ISCTE ( pura coincidência ).
Plataformas:
O ano de 2007 também o ano da explosão de plataformas RIAs, não só o Flash Platform mas como o Silverlight, javaFX, Prism e outros... Visto a concorrência para esta nova tendência (RIAs) ser cada vez maior, fará que nos próximos anos o empenho destas empresas seja a 110%. Claro que nem todas irão tentar lutar pelo 1º lugar da mesma forma. Já se sabe que a Microsoft conta principalmente com a ajuda dos seus fiéis clientes enquanto que por exemplo, a Adobe joga pelo caminho do Open-Source e ataca na Educação ( Flex Builder grátis para estudantes e docentes).
RIAs de 2007:
As RIAs do ano a meu ver são : Buzzword, Saffron UML (http://www.levelofindustry.com/) e a suite do Aviary (http://a.viary.com/blog/).
Podemos denominar o ano de 2007 o ano das APIs cada multiplos serviços libertaram APIs para utilizar nas nossas aplicações.

Previsões 2008:
Lá fora:
A Adobe vai reforçar a sua estratégia como fornecedora de serviços tanto para o BRIO como para o Pacífica. Irá lançar o AIR 1.0 e o Flex 3 assim como vários novos produtos no LABS a destacar o Thermo, Flex 4, LCDS 2.X (3?) com novas funcionalidades para marcar bem a diferença com o BlazeDS. Antes do meio do Ano, a plataforma linux será contemplada com a versão do AIR 1.1 assim como do Flex Builder 3. O mercado começará a ser dominado por telemóveis com suporte para x86, logo, AIR-enabled o que irá fazer que o flashlite deixe de ser uma solução a manter-se passando a Adobe a focar-se no Flash-Home assim como no AIR-Mobile. O MAX2008 em São Francisco será o melhor de sempre com perto de 10.000 participantes nos 3 eventos com o lançamento do FP10. Talvez, durante o este ano também teremos as primeiras luzes do que poderá vir a ser o futuro ActionScript 4.
Já a Microsoft, irá lançar o Silverlight 2.0 e empurrar os seus clientes a usar a plataforma. Com o lançamento do novo Windows Server, tentarão também roubar algum do mercado de Streaming de video ao Flash. Acredito o projecto MoonLight poderá receber algum apoio de Redmond nem que seja só para inglês ver.

2008 será também o ano das RIAS que recorrerem ao 3D, passado o famoso Collada a fazer parte do dicionário da grande parte de developers.
De um ponto vista geral, acho que os sistemas multi-toque interactivos irão proliferar um pouco por todo o lado. O problema de SEO será resolvido e será criado uma forma de catalogar tanto aplicações em AJAX como em Flex e que será implementado pela maior parte dos motores de pesquisa.
Eu direi que será o ano da ‘mobilidade aplicacional’ onde a mentalidade de ‘desenvolvimento para desktop’, gradualmente deixará de fazer sentido.

Cá dentro:
- Portugal Flex Camp é o maior êxito de todos os Flex Camps (temos que fazer por isso).
- o FMS3 talvez comece a ser mais apetecível no mercado nacional pelas capacidades de streaming para mobile.
- Depois do êxito do Flex Camp, a Adobe revê a sua estratégia e decide passar também com o AIR tour em Lisboa.
-As RIAs em Portugal irão sofrer do mesmo sindrôma que se repete eternamente: ‘nada se cria, tudo se copia’.
- Empresas focadas em desenvolvimento de RIAs vão começar a formar-se da noite para o dia.
- Formações em Flex e AIR começarão a aparecer.

2 comentários:

Paulo Moreira disse...

Se alguem quiser reclamar comigo estao a vontade, sei q nestes 2 ultimos posts a palavra SilverLight foi referida muito mais do que a dose recomendada por pagina neste blog,....vá lá...temos de ter mente aberta para tudo, nem tudo o que se ve neste blog é interessante para vcs...eehhehe

Paulo Moreira disse...

Este tambem foi o Post mais longo da historia deste Blog...
E vcs qual é a vossa opiniao? Os 2 ultimos posts do Joao e Joao fazem sentido??O que se esqueceram eles?