quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Melhor 2007? O que esperar de 2008? : A minha opiniao

Melhor 2007:
- Papervision 3D : Alguem ter a coragem de arrancar um projecto para colocar o Flash a mexer com 3D e ainda por cima em Open Source. E com isto mostrar tb ao mundo q partilhar informacao é uma forma de crescer.
- Adobe Flex: O Flex por fim ter comecado a ser verdadeiramente falado na area e o seu crescimento exponencial
- Dispositivos MultiTouch: De facto uma das novidades em novas formas de interactividades, Apple iPhone,MIT,Microsoft Surface,...
- Explosao das RIAs : Este ano foi propicio as mais diversas formas de aplicacao web, como exemplo: FineTune, SplashUp, Buzzword, Picnic,...
- O Anuncio do Adobe Air: A Adobe a arrancar para o desktop.

Pessoal (profissionalmente):
- Voltar para Portugal e os preparativos para a criacao da Tekuchi Portugal
- O meu blog ter sido criado e ainda se manter contra todas as expectativas
- A experiencia londrina: os encontros no LFPUG, a troca de conhecimentos com profissionais de diversas nacionalidades/culturas e as conferencias Adobe
- Ver um movimento como a Comunidade RIAPT e ver q cá tb nos podemos juntar para organizar mta coisa e para partilhar informacao.

2008:
- RIA, RIA , RIA e RIA: Se o fim do ano foi cheio de novas Rich Internet Applications, o proximo ano vai ser ainda mais forte, ainda mais falado, a Internet muda de dia para dia e vem ai grandes melhoramentos.
- Microsoft SilverLight: A maquina de marketing vai comecar a funcionar e vamos ver mts coisas feitas em SilverLight, até mm em Portugal.
- O 3D na Web: O aumento de aplicacoes web com interfaces 3D
- TV na Web: OS conteudos video vao aumentar e vao comecar a surgir propostas mto mais interessantes da net substituir o nosso consumo de TV.
- Dispositivos Multitouch: Vamos comecar a ver as primeiras instalacoes q usam verdadeiramente o multitoque de forma practica.
- Adobe Thermo e Adobe Bordeaux: A Adobe a entrar mais forte na integracao Designer/DEveloper e a criar mais facilidade para os Designers. Se bem q para mim o designer ideal sabe um pouco de codigo(OOP obrigatorio) e os Developers entendem o processo criativo, parece irreal mas esta longe de o ser.

Pessoal (Profissional):
- OFFF em Lisboa
- Curso de 1 dia em Londres no inicio de MArco com Colin Mock, alguem q admiro a muito tempo
- O Adobe Flex Camp em Portugal ja em Fevereiro, MUITO OBRIGADO a RIAPT e ao Joao Fernandes.
- O lancamento da Tekuchi Portugal

Nenhum comentário: