quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Papervision 3D ou Como usar 3D em Flash

O ano passado tive a sorte de ver Carlos Ulloa apresentar pela primeira vez uma versao ainda mto arcaica do Papervision3D. Digo a sorte simplesmente porque este é o primeiro projecto em que vejo algo ser feito em Open Source para Flash com resultados tao fascinantes. Por mto tempo acompanhei o desenrolar do projecto, visto ter pertencido a mailing list desde o inicio.
O evoluir deste projecto faz com que neste momento exista ja um componente em Flash CS3 para o utilizar, e que haja tambem uma serie de classes possiveis de fazer download gratuito(Open Source) e comecar a evoluir neste mundo.
Basicamente o que é isto de Papervision3D: Carlos Ulloa vem do mundo da criacao de jogos Playstation, apaixona-se pelo Flash e comecar a desenvolver no mesmo. E comeca a criar uma forma de importar modelos 3D (Collada para comecar) para o Flash e a desenvolver uma serie de classes em Actionscript 2 para interagir com este modelos,com isto entre mts coisas faz o site para o Album Rudebox de Robbie Williams e o site da Evax Tanga espanhol... Com a abertura do projecto em Open Source, John Grden interessa-se e comeca a desenvolver o seu jogo StarWars com as classes e a melhora-las.Mais gente se junta e neste momento tudo isto funciona em AS3, varios premios ganhos, conferencias pelo mundo a fora e para nós uma base para desenvolver 3D em Flash.
Para quem quiser comecar a ver melhor aqui vao os links:
- http://blog.papervision3d.org/ Blog do projecto
-http://wiki.papervision3d.org/index.php?title=Getting_Started_FAQ FAQ para comecar
-http://code.google.com/p/papervision3d/downloads/list Download de codigo/componentes
Exemplos:
-http://bravia.sony.eu/bravia.html Site da Sony Bravia
- http://www.rhythmoflines.co.uk/ Site do Audi A5
- http://nissanusa.com/roguegame Jogo da Nissan
- http://labs.blitzagency.com/ Espreitem uma instalacao com Wii remotes, Flash e Papervision3D

Nenhum comentário: