sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Primeiros nomes anunciados para o OFFF Lisboa 2008

Retirado do site oficial www.offf.ws

"First artists confirmed for OFFF Lisbon'08!

We have the pleasure to announce the first artists confirmed for OFFF Lisbon'08, Andreas Philström aka Suprb, Bradley Grosh aka Gmunk, Trafik, Rob Chiu & Chris Hewitt aka Devoid of Yesterday, Aer Visual Studio, Régine Debatty from We Make Money Not Art, Psyop, Joshua Davis, Joel Gethin from UVA, Hi-Res!, Chris O'Shea, Andreas Muller (Nanika), Amit Pitaru, Alex Trochut and much more to come, stay tunned..."

Para comecar estou mto entusiamado com Joel Gethin from UVA (podem ver alguns trabalhos deles nos primeiros posts q fiz neste blog), Hi-Res! e Joshua Davis

Concurso “MTV Adobe ® AIR™ Challenge”


Para quem ja domina AIR ai está um concurso q pode ser engracado, até ao fim do ano a MTV tem um concurso para criar uma aplicacao AIR utilizando conteudos MTV :desde RSS a mRSS, blog feeds, graficos...
Tem prémios que incluem viagens a Nova York...para quem tiver o tempo e quiser tentar aqui está o Link:
http://www.mtv.com/partners/adobe/mtv_air_challenge/rules.jhtml

Ja agora alguns samples de codigo que podem fazer download:
http://www.mtv.com/partners/adobe/mtv_air_challenge/featured.jhtml

UPDATE:: Actualizacao::
Só podem concorrer se residirem nos Estados Unidos ... sorry :(

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Melhor 2007? O que esperar de 2008? : A minha opiniao

Melhor 2007:
- Papervision 3D : Alguem ter a coragem de arrancar um projecto para colocar o Flash a mexer com 3D e ainda por cima em Open Source. E com isto mostrar tb ao mundo q partilhar informacao é uma forma de crescer.
- Adobe Flex: O Flex por fim ter comecado a ser verdadeiramente falado na area e o seu crescimento exponencial
- Dispositivos MultiTouch: De facto uma das novidades em novas formas de interactividades, Apple iPhone,MIT,Microsoft Surface,...
- Explosao das RIAs : Este ano foi propicio as mais diversas formas de aplicacao web, como exemplo: FineTune, SplashUp, Buzzword, Picnic,...
- O Anuncio do Adobe Air: A Adobe a arrancar para o desktop.

Pessoal (profissionalmente):
- Voltar para Portugal e os preparativos para a criacao da Tekuchi Portugal
- O meu blog ter sido criado e ainda se manter contra todas as expectativas
- A experiencia londrina: os encontros no LFPUG, a troca de conhecimentos com profissionais de diversas nacionalidades/culturas e as conferencias Adobe
- Ver um movimento como a Comunidade RIAPT e ver q cá tb nos podemos juntar para organizar mta coisa e para partilhar informacao.

2008:
- RIA, RIA , RIA e RIA: Se o fim do ano foi cheio de novas Rich Internet Applications, o proximo ano vai ser ainda mais forte, ainda mais falado, a Internet muda de dia para dia e vem ai grandes melhoramentos.
- Microsoft SilverLight: A maquina de marketing vai comecar a funcionar e vamos ver mts coisas feitas em SilverLight, até mm em Portugal.
- O 3D na Web: O aumento de aplicacoes web com interfaces 3D
- TV na Web: OS conteudos video vao aumentar e vao comecar a surgir propostas mto mais interessantes da net substituir o nosso consumo de TV.
- Dispositivos Multitouch: Vamos comecar a ver as primeiras instalacoes q usam verdadeiramente o multitoque de forma practica.
- Adobe Thermo e Adobe Bordeaux: A Adobe a entrar mais forte na integracao Designer/DEveloper e a criar mais facilidade para os Designers. Se bem q para mim o designer ideal sabe um pouco de codigo(OOP obrigatorio) e os Developers entendem o processo criativo, parece irreal mas esta longe de o ser.

Pessoal (Profissional):
- OFFF em Lisboa
- Curso de 1 dia em Londres no inicio de MArco com Colin Mock, alguem q admiro a muito tempo
- O Adobe Flex Camp em Portugal ja em Fevereiro, MUITO OBRIGADO a RIAPT e ao Joao Fernandes.
- O lancamento da Tekuchi Portugal

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Adobe Bordeaux

Correm por ai uns boatos de uma nova aplicacao Adobe a ser lancada no proximo ano, tem como nome de projecto: Bordeaux . E parece que ira ser uma ferramenta baseada no Flash, mas bastante mais virada para os designers/animadores em que o conhecimento de Actionscript/programacao nao seja necessario. Mais uma novidade depois do Adobe Thermo virado para designers de RIAs.

Alguem sabe mais alguma coisa?

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Boas Festas

Desejo Boas Festas a todos vós!
E de prenda de Natal quero um comment de cada um, digam qq coisa por exemplo: quem sao,donde sao, o q fazem e pq leem o blog!
va la...é a prenda que peco....eehehhe

Um bom Natal para todos!

sábado, 22 de dezembro de 2007

Votacao para o Site do Ano FWA

http://www.thefwa.com/pca2007/

Até 15 de Janeiro é possivel votar no site do ano...a escolha nao é facil!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Melhor 2007? O que esperar de 2008? Por Joao Fernandes

Continua a minha série de posts dedicados a 2 perguntas:
- Melhor q 2007 teve na area interactiva?
- O que esperar de 2008?
O objectivo é expor aqui as respostas a estas perguntas nao só por mim mas também por outros colegas desta area... E espero que comentem tambem estes posts com a vossa resposta a estas perguntas.
Segundo Convidado: Joao Fernandes - Developer Flex/ColdFusion da Cofina e um dos fundadores da comunidade RiaPT (que se dedica a discutir temas relacionados com as Rich Internet Application)

Melhor de 2007.
A nível de notícias acho que o Thermo deve de ser mesmo o ‘WOW’ de 2007. Nunca vi tanta gente a 'babar-se' (eu incluido) por um software que implementa um conceito copiado da concorrência.
É de notar também a expansão da plataforma Flash como a introdução do suporte para H.264, funcionalidades para 3D e texto avançado (FP10)
A disponibilização sincrona do Flash Player nas 3 plataformas em simultâneo pela primeira vez da história também não convém ser esquecida. Os utilizadores de Linux que o digam (sim todos sabemos que ainda não há suporte para x64).
Não podemos também ignorar o recente anúncio da abertura das especificações do AMF e a disponibilização de uma implementação em JAVA de server-push baseada num sistema de publish/subscription. Esta implementação, com a ajuda da Adobe, uma vez que seja implementada no resto da maior parte das plataformas (.NET,RoR,PHP,etc) fará disparar o número de RIAs com funcionalidades impensáveis nos dias de hoje (de maneira gratúita claro).
A nível de eventos acho que 2 se destacam, o MAX2007 e a nossa apresentação do riaPT no ISCTE ( pura coincidência ).
Plataformas:
O ano de 2007 também o ano da explosão de plataformas RIAs, não só o Flash Platform mas como o Silverlight, javaFX, Prism e outros... Visto a concorrência para esta nova tendência (RIAs) ser cada vez maior, fará que nos próximos anos o empenho destas empresas seja a 110%. Claro que nem todas irão tentar lutar pelo 1º lugar da mesma forma. Já se sabe que a Microsoft conta principalmente com a ajuda dos seus fiéis clientes enquanto que por exemplo, a Adobe joga pelo caminho do Open-Source e ataca na Educação ( Flex Builder grátis para estudantes e docentes).
RIAs de 2007:
As RIAs do ano a meu ver são : Buzzword, Saffron UML (http://www.levelofindustry.com/) e a suite do Aviary (http://a.viary.com/blog/).
Podemos denominar o ano de 2007 o ano das APIs cada multiplos serviços libertaram APIs para utilizar nas nossas aplicações.

Previsões 2008:
Lá fora:
A Adobe vai reforçar a sua estratégia como fornecedora de serviços tanto para o BRIO como para o Pacífica. Irá lançar o AIR 1.0 e o Flex 3 assim como vários novos produtos no LABS a destacar o Thermo, Flex 4, LCDS 2.X (3?) com novas funcionalidades para marcar bem a diferença com o BlazeDS. Antes do meio do Ano, a plataforma linux será contemplada com a versão do AIR 1.1 assim como do Flex Builder 3. O mercado começará a ser dominado por telemóveis com suporte para x86, logo, AIR-enabled o que irá fazer que o flashlite deixe de ser uma solução a manter-se passando a Adobe a focar-se no Flash-Home assim como no AIR-Mobile. O MAX2008 em São Francisco será o melhor de sempre com perto de 10.000 participantes nos 3 eventos com o lançamento do FP10. Talvez, durante o este ano também teremos as primeiras luzes do que poderá vir a ser o futuro ActionScript 4.
Já a Microsoft, irá lançar o Silverlight 2.0 e empurrar os seus clientes a usar a plataforma. Com o lançamento do novo Windows Server, tentarão também roubar algum do mercado de Streaming de video ao Flash. Acredito o projecto MoonLight poderá receber algum apoio de Redmond nem que seja só para inglês ver.

2008 será também o ano das RIAS que recorrerem ao 3D, passado o famoso Collada a fazer parte do dicionário da grande parte de developers.
De um ponto vista geral, acho que os sistemas multi-toque interactivos irão proliferar um pouco por todo o lado. O problema de SEO será resolvido e será criado uma forma de catalogar tanto aplicações em AJAX como em Flex e que será implementado pela maior parte dos motores de pesquisa.
Eu direi que será o ano da ‘mobilidade aplicacional’ onde a mentalidade de ‘desenvolvimento para desktop’, gradualmente deixará de fazer sentido.

Cá dentro:
- Portugal Flex Camp é o maior êxito de todos os Flex Camps (temos que fazer por isso).
- o FMS3 talvez comece a ser mais apetecível no mercado nacional pelas capacidades de streaming para mobile.
- Depois do êxito do Flex Camp, a Adobe revê a sua estratégia e decide passar também com o AIR tour em Lisboa.
-As RIAs em Portugal irão sofrer do mesmo sindrôma que se repete eternamente: ‘nada se cria, tudo se copia’.
- Empresas focadas em desenvolvimento de RIAs vão começar a formar-se da noite para o dia.
- Formações em Flex e AIR começarão a aparecer.

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Melhor 2007? O que esperar de 2008? Por Joao Saleiro

Comeco hoje a minha série de posts dedicados a 2 perguntas:
- Melhor q 2007 teve na area interactiva?
- O que esperar de 2008?
O objectivo é expor aqui as respostas a estas perguntas nao só por mim mas também por outros colegas desta area... E espero que comentem tambem estes posts com a vossa resposta a estas perguntas.
Primeiro Convidado: Joao Saleiro - Fundador da WebFuel e da comunidade RiaPT (que se dedica a discutir temas relacionados com as Rich Internet Application)

" O melhor de 2007:
- O RiaPT (claro!).
- O anúncio do Adobe Thermo - finalmente, programadores e designers poderão fazer as pazes.
- O Buzzword - sem dúvida, a RIA do ano, que além de extremamente útil, é um proof of concept fantástico.
- A estratégia que a Microsoft usou com o Silverlight, que conseguiu fazer com que o conceito de RIA explodisse, e que chegasse ao mercado empresarial.
- A disponibilização do Adobe Flex Builder 2 gratuitamente a estudantes, e a fantástica baixa de preços do FB3: $249 a versão standart
- Vídeo HD no Flash Player e no Silverlight
- Termos tido o primeiro Adobe Max na Europa, e logo aqui ao lado em Espanha
- O anúncio do RiaPT de que teremos finalmente em 2008 o primeiro Adobe Flex Camp em Portugal :)

Prognósticos para 2008:
- 2008 será o ano da explosão e credibilização das RIAs em todo o mundo (e Portugal começará a acordar...)
- A Microsoft tornar-se-á mais agressiva na sua estratégia com o Silverlight, e cá em Portugal conseguirá resultados muito bons junto do mercado empresarial que continuará a viver na ignorância, sem que o Silverlight se consiga equiparar à plataforma Flash (pelo menos em 2008)
- O Flex 4 será disponibilizado em beta no Labs, e será algo realmente fabuloso, tal como a próxima versão do Flash Player
- O início da morte do Flash Lite: as aplicações Flash tal como as conhecemos começarão a correr de igual forma nos computadores e nos telemóveis. Cá em Portugal será indiferente, enquanto as tarifas de acesso à Internet através do telemóvel continuarem altas
- O Adobe Thermo irá realmente marcar a diferença, e três meses após o seu lançamento oficial começarão a aparecer RIAs mais rapidamente do que nascem cogumelos
- O F5 tornar-se-á numa tecla cada vez menos usada: sugirão várias soluções open-source e comerciais de data push através de Flash Remoting para diferentes soluções de backend, e começaremos a ver cada vez mais RIAs com actualização dos dados em tempo real
- Teremos o primeiro Adobe Flex Camp em Portugal, entre outros eventos pela mão do RiaPT, e surgirão outras iniciativas paralelas relacionadas com RIAs
- Algumas universidades começarão a olhar para a plataforma Flash com outros olhos, e a ponderar até que ponto se justificará investigar um pouco mais sobre a plataforma
- A Webfuel tornar-se-á numa referência no desenvolvimento de RIAs em Portugal :P
- O João Fernandes será contratado pela Adobe

João Saleiro "

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Conclusoes do Evento Flash/Flex do RIApt.org

Acho que o evento do RIA PT sabado passado foi o inicio de algo mto positivo.
Na minha opiniao foi o melhor evento que tive presente em Portugal, quem me conhece sabe que eu estou sempre a reclamar que os eventos ca nao passam de apresentacoes comerciais, e desta vez com a excepcao da apresentacao do SilverLight, tivemos apresentacoes com sumo. Gostei de todas as apresentacoes que vi, embora tenha de dizer que a do Silverlight me desiludiu, gostava de ver mais o interior e uma explicacao mais tecnica e nao o video promocional que me pareceu optimo para quem anda nisto a pouco tempo ou para directores nao tecnicos. Quanto as outras apresentacoes gostei de ver a mistura de conteudos mais avancados (o Joao Fernandes partiu a casa no avancado) a apresentacoes mais terra a terra (a apresentacao do Luis com a sua primeira aplicacao Flex foi optima para mostrar que ha mto que aprender qdo se embarca neste mundo, gostei da humildade dele e de ver que se esta a esforcar para ir longe). A apresentacao do DisplayList achei bastante interessante. o Joao Saleiro teve mto bem a mostrar ao pessoal de Flash que ir para o Flex quando é preciso é uma grande mais valia, e que a integracao entre os 2 produtos é um caminho a seguir. (vai dai chamarem-lhe a Flash Platform) Infelizmente nao pude ver a ultima apresentacao que me deixou mto curioso e espero que o Alexandre a disponibilize, Autocad com ColdFusion e Flash..ehehehe...parece mm daquelas coisas q eu gosto.
Tive pena de nao poder ter falado um pouco mais com o pessoal e conhecer melhor as pessoas presentes. Espero nos proximos eventos ver outras pessoas a apresentar pq acredito q ha ai pessoal a fazer trabalho mto interessante e as comunidades vivem da intervencao de todos, por isso forca tb nos posts na mailing list da RIA PT.
Pontos a melhorar: - Aumentar a frequencia dos eventos e reduzir no numero de apresentacoes. Ou seja, se conseguirmos ir para algo mensal ou bi- mensal. - Arranjar um pequeno intervalo e acabar mais cedo para o pessoal poder conviver
E para terminar : PARABENS! Aos organizadores, aos apresentadores e ao pessoal que assistiu! Acho q foi um sabado bem passado....

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

O que é o Flex?

Esta é uma pergunta que me tem sido feita ultimamente, e aqui deixo 3 links para a responder.

1) Explicacao animada do que é e como funciona:
http://learn.adobe.com/wiki/display/Flex/Animated+Overview

2) Como comecar a fazer qualquer coisa com o Flex:
http://learn.adobe.com/wiki/display/Flex/Getting+Started

3) Exemplos bastante bons de aplicacoes feitas em Flex:
http://flex.org/showcase/


e para algo mais esquisito:
http://dougmccune.com/blog/2007/10/31/flex-changed-my-life/ eheheheheheh

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Prendas de Natal da Adobe

Ontem a Adobe decidiu dar um conjunto de presentes mais cedo, e entao no Adobe Labs foram deixadas novas versoes beta de Flex Builder 3, Adobe Air,

Flex Builder 3 beta 3:
http://labs.adobe.com/technologies/flex/flexbuilder3/
Adobe AIR beta 3:
http://labs.adobe.com/technologies/air/
BlazeDS:
http://labs.adobe.com/technologies/blazeds/

Ja podemos fazer download e comecar a "brincar"

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

http://www.jooce.com/

Ha uns dias atras o Richard Leggett (http://www.richardleggett.co.uk/) ofereceu-me um convite para experimentar o Jooce.
O Jooce é uma nova RIA mto interessante, e junta a possibilidade de em qq maquina online criarmos o nosso desktop virtual. Optimo para quem tem de habitualmente se ligar online em maquinas que nao sao suas.Exemplo disso sao formadores, estudantes, turistas, entre outros.
O Jooce permite tambem utilizarmos os IM, tais como:MSN, ICQ, YAHOO,... isto sem termos de colocar passwords em IMs intalados em maquinas alheias.
Um das maiores vantagens é podermos arrastar ficheiros para o nosso desktop virtual, adicionar musica, videos , entre outros....

Acho que se este ano temos visto RIAs interessantes (picknic.com, buzzword.com,ezmo.com, jooce.com,...), o proximo ano entao vai ser o ano das RIAs, ai vem mais uma grande alteracao na web...

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Evento RIA PT : Flex e Flash Este Sabado em Lisboa

O grupo RIA PT (www.riapt.org) faz um ano e decidiu comemorar com um evento /encontro informal(GRATIS!). Este sabado a tarde num local ainda a definir (ETIC??FLAG??), aconselho por isso olhos postos no blog deles www.riapt.org, será passado com uma serie de pequenas apresentacoes sobre varios temas ligados ao desenvolvimento de aplicacoes usando principalmente Flex.
A saber:
-Apresentação do Microsoft Silverlight - 4InWeb
-Integração de Flash Cs3 com Flex 2 - João Saleiro
-Showcase: Asko / “A minha primeira aplicação em Flex” - Luís Costa
-Introdução ao Cairngorm - João Fernandes
-Showcase: FlexFuel - João Saleiro
-And Now for Something Completely Different … - Paulo Moreira
-A decidir - João Gonçalves

Como podem ver eu também serei um dos apresentadores, ja sei que o titulo é parvo e que la estou eu com a mania de ser diferente... Mas é mesmo pq sou o unico (até ver) a apresentar algo em Flash e nao em Flex, por isso vou ser assim tipo de.... "O que é q este gajo ta aqui a fazer?"

A minha apresentacao baseia-se num projecto em que estive envolvido ha alguns meses atras em Londres. O conceito baseia-se em mostrar o Flash a interagir com diversos tipos de media, a comunicar com outras aplicacoes Flash em maquinas diferentes e a enviar informacao para outros tipos de hardware externo...nao se assustem que isto é apenas apresentado em 10minutos.
Quem quiser esta presente so se tem de inscrever no site do RIAPT...mais especificamente nest post:
http://www.riapt.org/2007/11/29/encontro-de-comemoracao-do-aniversario-do-riapt/

Bilhetes para o OFFF a venda!

O tao aguardado evento (pelo menos por mim eheheh) ja tem bilhetes a venda.
Ate dia 14 Janeiro, bilhete de 3 dias + tshirt+ catalogo do evento = 57Euros...e nao digam q é caro!
Eu ja tenho o meu....eheheheh!!!
Tema do festival:"Wi-fi. A Wi-Fi. My kingdom for a Wi-Fi!"

www.offf.ws

sábado, 8 de dezembro de 2007

Adobe Thermo Preview

A nova ferramenta da Adobe que permite designers criarem a base das aplicacoes para dps os developers continuarem o projecto, mto interessante...
http://www.adobe.com/newsletters/edge/december2007/video/index.html?trackingid=BOYND

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Site Adobe muda de cara..Flash com HD ai vamos nós.

A Adobe mudou hj o seu site (http://www.adobe.com) imenso video na homepage. Basicamente pq com o novo plugin o que se quer é mto video, especialmente com HD.
Espreitem tb http://www.adobe.com/flashon onde podem ver uma versao web com imensos trailers de filmes/series/entre outros. Quem ja instalou o Adobe Media Player provavelmente ja viu as coisas q falamos aqui. Se nao, instalem e experimentem: http://labs.adobe.com/technologies/mediaplayer/

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

3D em Flash - Papervision3D 2.0 lancado

Antes de mais nada vejam isto:

Demo Reel da Versao 1.5

Agora vejam exemplos da versao 2.0:
http://www.rockonflash.com/papervision3d/effectsDemos/balls/BorgEffects.swf - http://www.rockonflash.com/papervision3d/effectsDemos/balls/BlueBallDemo.swf
http://www.rockonflash.com/papervision3d/downloads/shaderDemos/EarthPhongDemo.swf
Ficheiro Fla : http://www.rockonflash.com/papervision3d/downloads/shaderDemos/EarthPhongDemo.fla
Os links /exemplos anteriores pertencem a John Grden e sao apresentados no seu blog www.rockonflash.com

Se tiverem cheios de vontade de comecar::
Blog oficial:
http://blog.papervision3d.org/
Para retirarem o codigo base da nova versao:
http://papervision3d.googlecode.com/svn/trunk/branches/GreatWhite/

Jogos em Flash: Pode-se ganhar dinheiro a desenvolve-los?

Recomendo vivamente este post:
http://www.emanueleferonato.com/2007/10/28/experiment-monetizing-a-flash-game/

Emanuele Feronato, um italiano que desenvolve em Flash fez uma série de experiencias para ver ate que ponto fazer jogos em Flash pode dar algum retorno financeiro.
E voces o que acham?

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Novo Flash Player 9 ... Versao 9.0.115

Pela primeira vez a nova versao do Flash Player é lancada ao mesmo tempo para Windows, Linux e OSX Leopard.

Algumas das melhorias oficiais apresentadas nesta versao :
New audio/video options
-H.264/HE-AAC codec support
-Flash Player 9 Update 3 includes H.264 video and High Efficiency AAC (HE-AAC) audio codec support that opens up a broad ecosystem and selection of standards-based video — up to HD quality — that developers can leverage in their applications. Flash Player can play back existing MP4, M4A, MOV, MP4V, 3GP and 3G2 content.
Improved Performance
-Multi-core support - Speed the rendering of vectors, bitmaps, filters and video, including true 1080p video, with new multi-core support that takes advantage of up to 4 CPUs.
-Hardware scaling
-Improve the performance and quality of full-screen video through the use of hardware scaling.
-Multi-threaded video decoding
-Image scaling - A new algorithm for scaling bitmap images enhances the quality and rendering performance of downscaled images.
-Flash Player cache - The Flash Player cache enables common components, such as the Flex Framework, to be cached locally and then used by any SWF from any domain. Use of the Flash Player cache can significantly reduce SWF file sizes and speed application download times.
-Flash Media Server buffering - The stream buffer is maintained while a stream is paused.
-Full screen mode for Linux
-Mac Os X Leopard support

http://www.adobe.com/go/getflashplayer

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Buzzword - Processador de Texto Gratis feito na Plataforma Flash




Se seguem este blog provavelmente lembram-se de um post em que eu falava das ferramentas de edicao de imagem online, algumas desenvolvidas utilizando Flash/Flex.
Hoje apresento o www.buzzword.com , que tem feito algum buzz ao ponto de a empresa que o desenvolveu ter sido adquirida pela Adobe.
O Buzzword é um processador de texto online que permite fazer mto do que um Microsoft Word ou o OpenOffice Write faz. Quanto a vantagens em relacao ao Word, a maior de todas é evidente ... PRECO!!!
Quanto ao OpenOffice provavelmente o design mais web e menos software classico seja a maior vantagem.
Uma coisa interessante nesta ferramenta online é o facto de ainda estar em preview e ir continuar a ser gratuita, o que agora na Adobe será mais uma arma na guerra Microsoft/Adobe, visto cada vez mais aparecerem ferramentas gratuitas feitas na plataforma Flash que podem comecar a deixar marcas no negocio Microsoft. Aconselho a registarem-se e a experimentarem, e este conselho tem 2 vertentes: Para Utilizadores pela sua facilidade de utilizacao e pelo facto de ser gratuito e para pessoas na area multimedia porque mostra que o comum site cada vez mais é coisa ultrapassada e que as ferramentas online vieram para ficar. A Web muda de dia para dia...e é por isso que nao nos fartamos dela. (se bem que ha dias q a casa do campo no meio do ermo a plantar couves me vem a cabeca...ehehheehehe)

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Concurso Adobe para estudantes







http://www.adaaentry.com/
Este concurso aceita apenas inscricoes de estudantes, o que quer dizer q é uma optima oportunidade para expor o vosso trabalho(se forem estudantes é claro ;) )sem ter a concorrencia das grandes empresas. Independentemente dos prémios, que existem, é sempre uma forma de criar portfolio e quem sabe expandir o vosso nome internacionalmente se conseguirem um lugar de destaque. As categorias sao variadas o que felizmente nos afasta do comum website, que como alguns ja devem ter reparado é uma das minhas embirrancias...Nao entendo com tantos tipos diferentes de suporte maior parte das pessoas so pensem em projectos web.
Acho que nos proximos dias vou colocar por aqui uns posts de Flash a mostrar bons trabalhos/projectos "nao web"