sexta-feira, 30 de novembro de 2007

OFFF Lisbon 2008

AHHHH! Pois! O OFFF assenta em Lisboa no proximo ano! Depois de muitos anos de Barcelona, uma paragem no Mexico e em Nova York, este festival junta-se a nós.
www.offf.ws
Ainda sem uma lista de participantes e ainda sem sabermos o preco mas a olhar para as edicoes anteriores http://www.offf.ws/index_old.php , podemos esperar o que me parece ser o maior evento de multimedia na nossa historia. E acho que nao estou mm a exagerar. Nas edicoes anteriores pessoas como Hillman Curtis, John Maeda, Joshua Davis ,Yugop Nakamura,...

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Amazon Kindle

Aqui está um tipo de produto que acho q nunca pegou em Portugal.
Para quem aderir aos livros electronicos a Amazon lancou o ser Reader,e com isto lancou tb uma serie de titulos digitais. Bom para o ambiente com a reducao de papel, mau para os olhos para quem ja passa tanto tempo a frente dum ecran.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Aumentar o sinal wireless

Aí esta uma forma quase gratuita de aumentar o sinal wireless para quem usa antena.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

ADOBE AIR

Lee Brimelow apresenta algumas das potencialidades do Adobe Air, anteriormente conhecido como Apollo.

Para quem quer comecar a ver e a mexer no Adobe Air aqui ficam algumas links uteis:

- http://labs.adobe.com/technologies/air/ Página oficial do Air
- http://labs.adobe.com/downloads/airsdk.html A instalacao necessaria para ver e produzir aplicacoes.
- http://labs.adobe.com/showcase/air/ Apresentacao de algumas aplicacoes desenvolvidas
- http://onair.adobe.com/blogs/videos/2007/08/07/kevin-hoyt-intro-to-adobe-air-with-html-and-javascript/ Apresentacao de AIR com Javascript feita por Kevin Hoyt

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Scanner 3D feito de LEGO e Leite



E para saberem como se faz :
http://www.instructables.com/id/Milkscanner-V1.0/

sábado, 10 de novembro de 2007

BETT Awards 2008

Em Inglaterra os conteúdos digitais para a educacao merecem prémios. Todos os anos a BETT realiza uma feira dedicada em muito as Tecnologias de Informacao na educacao, onde o destaque é o papel dos conteúdos e das varias solucoes de informatica associadas. Este evento é mesmo considerado o maior do mundo na area das TI para educacao. http://www.bettshow.com/
O ano passado um trabalho em que participei foi nomeado na categoria de "Digital Content (Secondary Core)", o trabalho intitulado "GCSE Science Whiteboard Resources CD-ROM" foi realizado na empresa onde trabalhava na altura, Nikid (www.nikid.co.uk), e era uma serie de exercicios de ciencias realizados com 3D e Flash. Experiencias como ver como se comportam as plantas com a chuva e o seu nivel de acidez, um jogo para perceber a radiacao, jogos para entendermos os tempos de reaccao conduzindo um Mercedes Classe A numa estrada nas montanhas, entre outros.
Conclusao: os conteudos educativos devem ser tudo menos "chatos"!

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Making Things Talk


Ha uns dias atras comprei este livro na Amazon, intitulado "Making Things Talk" do Tom Igoe.
Assumo, que é o livro mais GEEK q alguma vez comprei mas recomendo vivamente. Muitas páginas a demonstrar exemplos de como interligar hardware com software, de forma facil e com poucos componentes. Um dos pontos fortes do livro é a utilizacao das placas open-source Arduino (www.arduino.cc) para criar varios tipos de aplicacoes.
Quem nao conhece estas placas aconselho a darem uma vista de olhos ao site, pq vao descobrir algo q pode ser ligado ao PC e que inclusive interage com Flash. Ou seja, se ja alguma vez pensaram que seria fixe criar um interface fisico bem diferente de ratos e teclados para interagir com as vossas aplicacoes Flash, entao este é mesmo o caminho. Eu de momento, e por forca do trabalho estou a investigar as Arduino, a aprender Processing (uma linguagem de programacao mto interessante), e a voltar a olhar para coisas de electronica :S
Alguns exemplos q se podem encontrar neste livro:
- Um sistema de controle de luzes atraves da leitura de RFID
- Um Leitor de RFID q envia emails com determinados cartoes
- Reconhecimento de cores usando uma Webcam
- Localizacao de Bluetooth devices
...entre outros.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Flash 10 ou Flash CS4 ou "Diesel" ou ...

Há alguns dias atras o meu amigo Tiago Portela (aka Raj3ids ;) ), chamou-me a atencao para um post no blog do Peter Elst sobre uma apresentacao no Adobe Max Chicago relativa ao futuro do Flash. Já se comeca a falar mto em blogs sobre isto e algumas coisas foram já reveladas nas conferencias da Adobe e agora tb no "Flash on the Beach". Por isso aqui esta um video só para abrir o apetite e convido-vos a dar um pulo a http://www.peterelst.com/blog/2007/10/03/adobe-max-chicago-sneak-peeks/ e verem mais algumas coisas, tais como : a integracao de C e C++ com o Flash. :S



Se forem para os lados do site do Peter Elst recomendo que vejam o resto porque ele é um "Senhor" do Flash, recomendo tb os livros dele.(sem comissao infelizmente :) )

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Papervision 3D ou Como usar 3D em Flash

O ano passado tive a sorte de ver Carlos Ulloa apresentar pela primeira vez uma versao ainda mto arcaica do Papervision3D. Digo a sorte simplesmente porque este é o primeiro projecto em que vejo algo ser feito em Open Source para Flash com resultados tao fascinantes. Por mto tempo acompanhei o desenrolar do projecto, visto ter pertencido a mailing list desde o inicio.
O evoluir deste projecto faz com que neste momento exista ja um componente em Flash CS3 para o utilizar, e que haja tambem uma serie de classes possiveis de fazer download gratuito(Open Source) e comecar a evoluir neste mundo.
Basicamente o que é isto de Papervision3D: Carlos Ulloa vem do mundo da criacao de jogos Playstation, apaixona-se pelo Flash e comecar a desenvolver no mesmo. E comeca a criar uma forma de importar modelos 3D (Collada para comecar) para o Flash e a desenvolver uma serie de classes em Actionscript 2 para interagir com este modelos,com isto entre mts coisas faz o site para o Album Rudebox de Robbie Williams e o site da Evax Tanga espanhol... Com a abertura do projecto em Open Source, John Grden interessa-se e comeca a desenvolver o seu jogo StarWars com as classes e a melhora-las.Mais gente se junta e neste momento tudo isto funciona em AS3, varios premios ganhos, conferencias pelo mundo a fora e para nós uma base para desenvolver 3D em Flash.
Para quem quiser comecar a ver melhor aqui vao os links:
- http://blog.papervision3d.org/ Blog do projecto
-http://wiki.papervision3d.org/index.php?title=Getting_Started_FAQ FAQ para comecar
-http://code.google.com/p/papervision3d/downloads/list Download de codigo/componentes
Exemplos:
-http://bravia.sony.eu/bravia.html Site da Sony Bravia
- http://www.rhythmoflines.co.uk/ Site do Audi A5
- http://nissanusa.com/roguegame Jogo da Nissan
- http://labs.blitzagency.com/ Espreitem uma instalacao com Wii remotes, Flash e Papervision3D

domingo, 4 de novembro de 2007

Edicao de Imagens Online

Muitos de nós utilizamos o famoso Photoshop. A edicao de imagens é algo que inevitavelmente temos de realizar em qualquer trabalho multimedia.
Mas existem sempre alternativas grátis online para fazermos algo tratamento de imagens:
http://www.picnik.com/
http://www.splashup.com/ anteriormente conhecido como FAUXTO.
Espreitem porque vao ficar surpreendidos com as potencialidades destas ferramentas online.

Para terminar em breve a Adobe irá acrescentar a esta lista o Adobe Photoshop Express, que será também gratuito.

EDIT:: http://www.getpaint.net/ obriga a uma instalacao mas tb é gratuito. Desenvolvido em C. (Obrigado Gabriela por a dica)

sábado, 3 de novembro de 2007

Blogs sobre a Plataforma Flash

Porque isto é um blog, e porque diariamente gosto de dar a minha voltinha por alguns blogs dedicados a Flash, lembrei-me de colocar alguns dos meus preferidos para voces tambem lhes darem uma visita. Se houver alguns mais que gostariam de acrescentar por favor COMENTEM!
- http://madowney.com/blog/
Mike Downey, Adobe Evangelist que se dedica sobretudo ao AIR (anteriormente conhecido com APOLLO)
- http://www.danieldura.com/
Daniel Dura, um habitual speaker das conferencias Adobe
- http://www.mikechambers.com/blog/
Mike Chambers, evangelista da Adobe que por estes dias anda a visitar usergroups Flash na Europa...nao se assustem, Portugal nao esta incluido nessa ronda.
- http://theflexblog.com/
Lee Brimelow, um dos seus blogs. Recentemente passou para a equipa da Adobe, especialista com varios blogs e sites com tutoriais sobre Flash/Flex. Optimo para aprender video com Flash
-http://gskinner.com/blog/
Grant Skinner, fundador de uma empresa que entre mts coisas desenvolve componentes para Flash, incluidos alguns deles no Flash CS3
- http://www.tink.ws/blog/
Blog do Tink, ingles que acha que vestir calcas da tropa e tshirt é a forma ideial de fazer uma apresentacao sobre Flash.
http://www.richardleggett.co.uk/blog/
Richard Leggett, Especialista em Flash Lite e aplicacoes de Flash em solucoes moveis.
http://aralbalkan.com/
Aral Balkan, que entre muitas coisas criou uma solucao opensource chamada de SWX.

Acho que todos valem a pensa por isso se tem alguns que eu deva juntar a minha volta diaria digam...

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Flash on The Beach

Daqui a 3 dias acontece o Flash On The Beach. É a segunda edicao e ja esta esgotado. Brighton vai estar cheia para receber pessoal que vem de todo o mundo.
Estou admirado com a qualidade de oradores que conseguiram juntar para a segunda edicao. Alguns deles ja tive a sorte de conhecer e assistir a apresentacoes, e sao nomes que recomendo: Carlos Ulloa / John Grdner (Papervision3D), Richard Legget(Flash Lite), Aral Balkan(que joga em casa visto viver em Brighton), Grant Skinner (o homem que desenvolveu alguns dos componentes no Flash CS3), Tink (o organizador do London Flash Group)...
No seu blog Mike Chambers da Adobe fala mesmo que esta sera a melhor conferencia ja feita de Flash....
E eu pergunto-me com tanta praia boa em Portugal porque ir para Brighton??? Ja la estive e a praia ]e so pedra, o tempo nunca esta nada de especial, as gaivotas sao malucas e so comem batata frita.... Que tal Oeiras??Carcavelos?? Hummm?