sábado, 29 de setembro de 2007

Webcomics

Um dos meus cartoons favoritos actuais, XKCD.com: "A webcomic of romance,sarcasm, math, and language." Sim, ja sei...]e muito Geek! ... e tambem gosto do Dilbert!

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

LFPUG - Encontros de Flash

Hoje perdi a oportunidade de ir ao meu ultimo encontro do London Flash Platform User Group, durante este ano e meio em Londres tive a sorte de ir a muitos destes eventos mensais.
Na ultima quarta feira do mes la ia ver apresentacoes excelentes feitas no Pub com um ambiente extremamente informal. Beber uma cerveja,ver apresentacoes e discutir questoes de Flash/AIR/Flex a fundo com pessoal, que por mais evoluido tecnicamente que seja nao deixa de ter a modestia de responder/perguntar e querer saber mais.
Destes eventos guardo bastantes historias,como a primeira apresentacao do Papervision 3D feita por o Carlos Ulloa(fundador do projecto), a apresentacao do Apollo, ambos muitos meses antes de serem lancados em Beta.
Uma das melhores noites foi quando tivemos o Mike Downey da Adobe,responsavel pelo Apollo/AIR, so na hora de comecar descobrimos que tinhamos de mudar de Pub visto estar reservado para aulas de Pole Dancing. Mas passado este precalco sempre com toda a gente a manter o bom humor, tive direito a ver mts das minhas perguntas sobre AIR serem respondidas por o Mike Downey, e ter acabado a noite a beber uma cerveja oferecida por ele.
Mas tudo isto tem de ser agradecido ao Tink (a.k.a. Stephen Downs)- www.tink.ws, organizador dos eventos que demonstra mostra como se pode fazer algo divertido, informal e sem pretensoes fazer mais do que alguma vez vi feito em qualquer local/usergroup. Todos os meses 2 excelentes apresentadores a mostrar desde Apollo/Air, Flash Lite, Adobe CS3...convencer a Adobe a apresentar a integracao dos produtos CS3 com o Flash 2 meses antes de ser lancado para 40 tipos q se juntam num pub a beber umas cervejas ]e obra!

Por isso ja decidi q voltando a Portugal quero organizar algo em que o pessoal tb se junte uma noite por mes para discutir estas coisas do Flash...ehehhe mas tenho muito ainda para organizar antes disso.Entretanto se houver interessados em participar digam qq coisa.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Adobe CS3 Tutoriais Gratis

http://www.adobe.com/designcenter/video_workshop/
Ora ai esta um link excelente para quem quer aprender mais sobre o pacote Adobe CS3.
Imensos tutoriais em video gratuitos para todas as ferramentas. Tutoriais realizados por grandes profissionais multimedia, entre os quais Lee Brimelow, novo evangelista Adobe de Flash.

Entretanto lanco a pergunta: para quando uma conferencia a serio de profissionais multimedia em Portugal? Espanha este ano vai receber o primeiro Adobe Max, e nós? Para quando algo que se veja, algo que se assemelhe a um encontro/conferencia de profissioanais e nao um mero lancamento de marketing para despertar curiosos?

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Ecrans Multi-Touch

Tem aparecido muitas coisas acerca de ecrans de multi-toque, desde o Microsoft Surface ate a Apple com o seu IPhone(Alguem sabe quando e em que operadora em Portugal?)...
Mas antes de ter visto esta tecnologia nestes produtos ja ha muito rodava na net videos de Jeff Han a demonstrar o seu prototipo e a deixar imensa gente de boca aberta.
Basicamente ]e a possibilidade de interagir com mais do que um ponto ao mesmo tempo,em vez de um cursor passamos a ter varios pontos de interaccao. Exemplo muito visto ]e a possibilidade de ampliar ou rodar uma imagem usando 2 dedos. Na net ja circula bastante informacao de como fazer um destes ecrans de forma artesanal ( http://tinker.it/now/2007/02/28/multitouch-table-experiment/ ) e de pessoal que ja esta a desenvolver software para integrar, tal como classes em Actionscript 3 Open Source http://www.riapedia.com/2007/09/17/actionscript_based_multitouch_table_at_max (Nota: Obrigado pelo link Tiago!)

Se quiserem saber mais sobre o que sao estes ecrans:
www.surface.com - Microsoft com o seu produto que devera ser lancado no fim deste ano.
O video de Jeff Han::

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Arquitectura Interactiva

Ai esta algo que eu adorava fazer, criar uma aplicacao interactiva que controlasse as luzes exteriores de um edificio inteiro. Parte de o conhecimento de como o fazer ja tenho, ja so preciso mesmo de: um edificio, uma pequena fortuna para comprar o hardware, um patrocinador e alguns amigos com conhecimentos de hardware e aplicacoes multimedia...ehhehe...va comecem la a procurar ;)
Entretanto enquanto espero por estas pequenas ajudas vejam algumas instalacoes ja realizadas.

Controlar as luzes exteriores de um edificio utilizando um telemovel, Colour by Numbers. Atraves de um telemovel escolhemos os andares a iluminar e depois as cores que queremos e a fachada do edificio ]e alterada:
http://www.colourbynumbers.org/EN/infoDescription.html

Criar as nossas proprias animacoes numa fachada gigantesca utilizando um ecran de multi-toque...Este vale mesmo a pena ver:
http://www.youtube.com/watch?v=fEykA6Qd2L8

Edificio em Berlim com animacoes de luzes na fachada,vejam os making ofs:
http://www.spots-berlin.de/en/galery/impressions.php?col=0&expo=104

domingo, 23 de setembro de 2007

Porque hoje ]e Domingo...

...apetece-me mostrar coisas mais despropositadas, mas mesmo assim interactivas.

Para todos aqueles que nao param de falar que querem um IPhone recomendo o seguinte site, que mostra mais uma coisa que se pode fazer com ele:
http://www.willitblend.com

E para todos n]os que: gostamos de rir, de pessoal Geek, do Spectrum, de departamentos de IT, de empresas caoticas que nao ligam nenhuma ao pessoal da informatica, dos utilizadores que nem sabem onde fica o botao de Power,das chamadas ridiculas de ajuda para o Help Desk,.... vejam o IT CROWD!!!!
http://www.channel4.com/entertainment/tv/microsites/I/itcrowd/
Mas vejam mesmo o IT CROWD, porque ]e mm mto fixe e ja vai na segunda serie. Conselho procurem nos torrents, vao ao YouTube que tem os episodios completos, procurem o Episodio 1 da serie 1 e vejam...dps facam o que quiserem, mas tenho a certeza que mta gente me vai agradecer por ter lhes apresentado esta serie.

sábado, 22 de setembro de 2007

Tenori-On

"In days gone by, a musical instrument had to have a beauty, of shape as well as of sound, and had to fit the player almost organically. [...] Modern electronic instruments don't have this inevitable relationship between the shape, the sound, and the player." Toshio Iwai

Aqui esta um instrumento que deixa muita gente deslumbrada. Toshio Iwai criou para a Yamaha um novo conceito de instrumento musical, um ecran constitituido por uma matriz de 16*16 LEDs que podem ser accionados de forma a criar varios tipos de melodia. Uma especie de jogo de luzes, que produz um elevado potencial para os musicos mais dados aos gadgets e as tecnologias .
O meu colega Caleb foi convidado para a apresentacao oficial aqui em Londres, e desde esse dia que anda a pensar como poupar as 600 Libras para o ter.






Se tiverem curiosidade em como funciona espreitem:
http://www.global.yamaha.com/design/tenori-on/
http://en.wikipedia.org/wiki/Tenori-on

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Outra empresa favorita













Tekuchi..

Uma empresa londrina que mistura a visualizacao 3D com a area interactiva.Favorita em parte pelofacto de trabalhar nela e vir dai o meu ordenado mensal tambem ajuda muito eheheh :)

Espreitem o site temporario: www.tekuchi.co.uk
Podem ver algumas fotos de instalacoes, screenshots e imagens de visualizacao 3D.
Na minha area, Departamento Interactivo,em que sou Project Manager, temos desenvolvido projectos bem interessantes que misturam o Flash com hardware externo. Por exemplo controlar a rotacao de maquetes de edificios e luzes dos apartamentos conforma a utilizacao da aplicacao.

A foto foi tirada numa marketing suite que fizemos em Portsmouth,UK a rotacao em video que se ve no ecran ]e acompanhada pela rotacao da maquete de 2 metros de altura.Cada apartamento ]e iluminado por LEDs que acendem conforme se usa a aplicacao, quando se faz uma busca por determinados criterios os apartamentos acendem. A isto acompanha uma segunda aplicacao projectada num ecran gigante que apresenta conteudos relativos as escolhas feitas no software principal.... Muitas dores de cabeca mas mto gozo tambem.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Volume UVA

Aqui esta uma das minhas empresas favoritas neste momento: United Visual Artists.
http://www.uva.co.uk/

Este video ]e da instalacao Volume exibida em Dezembro do ano passado, no Victoria&Albert Museum.
Outros trabalhos deles incluem coisas como efeitos visuais para digressoes dos Massive Attack, novo teledisco dos Artic Monkeys...vejam o site e comentem!
Especial atencao para alguns making offs que por la andam escondidos.

O Inicio

Tanta coisa para partilhar, tanta coisa para aprender, tanta coisa para interagir...
Espero que este blog me permita trocar ideias, mostrar coisas novas que ando a fazer e a ver por ai. E ver aqui pessoas que partilham comigo o gosto por tudo o que ]e interactivo a partilhar informacao.
E ja agora que o Blog nao morra ao fim de uma semana :)


Nota: O porque da minha falta de acentos: Vivo em Inglaterra com a minha "bela" configuracao de teclado inglesa....mas ]e so por dias, em Outubro estou de volta ao Sol(o) portugues.